Silvana Flores
Home Contato Adicionar aos Favoritos

Euonymos

  • Euonymos
  • Euonymos

O género Euonymus inclui várias espécies de arbustos densos com caules rígidos, lenhosos e muito ramificados, mas geralmente apenas são cultivados em interior as formas variegadas de uma das espécies - E.japonica. Normalmente não produzem flores em interior.

 

Cuidados - Luz - Proporcione sol directo velado a estas plantas, com três a quatro horas de sol directo (evitando, porém, as temperaturas elevadas).

 

Temperatura - Durante o periodo de crescimento activo estas plantas preferem uma temperatura ambiente fresca - entre 13 a 16ºC -, mas podem tolerar temperaturas de interior até 18ºC. Durante o periodo de repouso dar-se-ão melhor a uma temperatura de 10-13ºC. A temperaturas superiores a 16ºC coloque os vasos em tabuleiros com seixos húmidos.

 

Rega - Durante o periodo de crescimento activo regue moderadamente, permitindo que o centímetro superior da mistura seque entre duas regas. Durante o periodo de repouso invernal regue apenas o indispensável para impedir a mistura de secar.

 

Adubação - Aplique um vulgar adubo líquido de duas em duas semanas, somente durante o periodo de crescimento activo.

 

Envasamento e reenvasamento - Utilize uma mistura à base de terra. Na Primavera, mude as plantas para vasos de tamanho acima até que tenham atingido o vaso do tamanho máximo conveniente. A partir desta altura, proceda à substituição superficial da mistura todos os anos.

 

Propagação - Na Primavera ou no final do Verão, obtenha estacas de ponta com cerca de 8cm de comprimento. Corte cada estaca imediatamente abaixo de um nó, retire as folhas inferiores e mergulhe a extremidade cortada num pó de hormonas de enraizamento. Plante as estacas num tabuleiro  pouco fundo contendo uma mistura humedecida composta por partes iguais de turfa e areia grossa ou perlite. Introduza as estacas num saco de plástico e coloque-as em sol directo velado. As estacas podem demorar seis a oito semanas a enraizar, mas em principio não deverão necessitar de mais água durante este periodo. Uma vez enraizadas, mude as estacas em grupos de duas ou três para vasos de 8-10cm com uma mistura à base de terra e trate-as como plantas adultas.

 

Observações especiais - Os Euonymus estão sujeitos a ataques de oídio, que se manifesta sob a forma de um pó branco espalhado sobre as folhas e ramos. Como precaução, pulverize as plantas com um fungicida apropriado duas vezes por ano.

 

Cores: 
  •  Verde  

Compartilhar

Receba Informativos

Koyot Desenvolvimento Web