Silvana Flores
Home Contato Adicionar aos Favoritos

10 Dicas para manter as Violetas sempre lindas

A violeta africana(Saintpaulia ionantha) é a queridinha dentre as espécies de flores para dentro de casa. Além de possuir uma grande variação de cores que pode enfeitar qualquer ambiente, é fácil de ser cultivada, encontrada a preços acessíveis, não ocupa muito espaço e floresce durante o ano todo. Com todas essas vantagens, vale a pena conhecer os cuidados específicos que a espécie exige:

 

1.      Ao escolher o vaso, opte por aqueles feitos de barro ou argila. Neles, a água evapora lentamente através dos poros que constituem seu tipo de material.

 

2.      A maioria das violetas tem uma maior porcentagem de florescimento quando estão em vasos pequenos, onde ficam "apertadas". Apenas não se esqueça da proporção planta-vaso.

 

3.      Quanto ao clima, estarão bem com a temperatura máxima variando entre 22 e 25o C, e a mínima de 12o C. Em dias muito quentes, deixe o vaso em lugares mais frescos.

 

4.      As violetas precisam de ventilação, mas nunca as deixe em contato com a ventilação direta.

 

5.      A luminosidade também é um fator importante para a sanidade de suas plantinhas. Se elas estiverem em local com pouca luminosidade, produzirão apenas folhas e nenhuma floração. Já se estiverem em contato com forte luminosidade, as folhas ficarão amarelas, com as bordas queimadas. Um dos locais ideais para colocar seu vasinho é o parapeito da janela. Uma dica infalível para que sua violeta cresça por inteiro é ir virando o vaso, semanalmente; assim ela poderá receber a mesma quantidade de luz.

 

6.      Um dos fatores mais importantes para manter a violeta sempre saudável é a irrigação correta. Após fazer o teste do dedo, regue moderadamente diretamente no solo, sem molhar as folhas (pois elas podem apodrecer com a umidade, devido a sua textura e pilosidade), os talos e as flores. Outro modo de irrigação é por capilaridade, ou seja, coloque um pratinho com água embaixo  do vaso por 20 minutos, para que haja a absorção. Retire o pratinho com a água que restou após esse tempo.

 

7.      As violetas são plantinhas que não suportam água com teor muito alto de cloro. Por isso, é recomendável que ferva a água e deixe-a bem morninha (quase fria) antes de usa-la na irrigação.

 

8.      A adubação deve alternar fertilizantes químicos (NPK), específicos para violtas, e fertilizantes orgânicos (farinha de ossos e / ou húmus) de dois em dois meses.

 

9.      Para a limpeza de suas plantinhas, faça sempre a poda das folhas e flores amareladas, escuras e secas. Use um pincel bem macio para limpar as folhas a cada 15 dias.

 

10.  As violetas são muito suscetíveis a pragas e doenças. Para que possa evita-las, siga essas dicas preciosas: logo após a aquisição de um novo vasinho com violta, isole-o por um mês a fim de poder detectar se há presença de pragas e doenças. Se alguma planta começar a enfraquecer, tire-a imediatamente da proximidade dos outros vasos e procure trata-la adequadamente.

 

 

Texto da Engenheira Agronôma Maria Carolina Sabbagh, editada na Revista Plantas, Flores & Jardins no 60, pg 73-75.

Compartilhar

Receba Informativos

Koyot Desenvolvimento Web